terça-feira, 30 de setembro de 2008

a verdade sempre aparece....

Há alguns dias atrás postei um texto em que atribuía grande parte do desmatamento aos assentados do INCRA e fui ironizado e até mesmo coagido á pensar ao contrário, no entanto ao ver hoje o jornal tive apenas a confirmação das minhas afirmações.

As vezes a verdade nem sempre é aquela que desejamos ver:

Segue aqui transcrito uma parte de uma reportagem retirada da internet:

Os assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lideram a lista dos 100 maiores desmatadores da Amazônia, divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Ministério do Meio Ambiente. As seis primeiras posições do ranking, que classificou os desmatadores pelo tamanho da área derrubada, são de assentamentos de reforma agrária, todos no estado de Mato Grosso. Juntos, os assentamentos do Incra foram responsáveis por mais de 220 mil hectares de devastação da Amazônia, área equivalente a 220 mil campos de futebol. “.

Está ai a resposta aos que pensam estar por dentro do problema amazônia e culpam unicamente os “demônios” dos pecuaristas ou plantadores de soja.

Vejam post: “a miopia do olhar sobre a amazônia”


segunda-feira, 22 de setembro de 2008

UMA ESCOLHA (4 vidas e uma noite).

A primeira ligação é feita, já é 20:00 mas o relógio corre contra todos e uma decisão equivocada trará conseqüências nefastas á todos, esse telefonema somente será o primeiro de muitos.

É 20:30 ,estou nervoso, a pessoa do outro cospe as palavras e é como se sentisse sua pulsação á kilômetros, a primeira opção foi logo descartada pelo grupo com a justificativa que era longe demais e precisaríamos de um “orçamento” maior para alcançar o objetivo proposto e pelo qual nos reunimos semanalmente.

O primeiro problema seria o transporte até o local que deveria ser previamente escolhido de forma “democrática” já que todos tinham interesses legítimos na cruzada que deveria ser executada, felizmente este problema foi rapidamente sanado, pois, um dos indivíduos do grupo teve o veiculo automotor de seu genitor á disposição.

Pelo menos um problema resolvido, já são 22:00 e o grupo ainda não entrou em consenso sobre onde iríamos atuar nesta noite, os locais á escolher são muitos e os interesses particulares de cada um ofuscam a objetividade e frieza necessária em escolhas difíceis e complexas como esta, todas as variáveis tinham que ser analisadas para que nada saísse errado, e eu não consigo entender como meus companheiros de “luta” não percebem que o protelamento da decisão apenas influencia na diminuição de um fator essencial ao alcance dos objetivos que é o tempo.

Ás 23:00 ainda sem a decisão definitiva decido me retirar temporariamente já que fui voto vencido nas propostas que apresentei, decidi conferir meu “equipamento”*1 com a responsável*2 pela manutenção ao qual passei instruções exatas de como manusear os equipamentos para evitar transtornos de ultima hora que inviabilize a jornada noturna á começar.

Finalmente! Ás 23:45 recebo as instruções finais do local do encontro, sem demora equipo-me, e me dirijo ao local escolhido em veiculo próprio que requisitei de ultima hora junto ao oficial superior*3, ao chegar lá decepciono-me logo na entrada, “puta que pariu”, de novo o “Barcelona”*4, e mesmo frustrado irei com afinco executar a tarefa ao qual me incumbi.

Hoje a festa terminará tarde e Baco*5 não ficará decepcionado!!!!!!


align="justify">*1:roupa.
*2: empregada.
|*3:meu pai.
*4: boate de belém.
*5: deus romano do vinho, e das festas!!!!!.


by eu

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

1968, O ANO QUE MUDOU O MUNDO...(putz... somos caretas!!!)


Ao ler o livro da semana (OLHE AO LADO DO POST) percebi que somos muito caretas (nós geração fim dos anos 80 e inicio de 90), regredimos em muito, construímos tabus que mesmo não parecendo estão ai todos os dias, vemos o mundo de uma forma muito mais “pudoresca” que nossos pais ou mesmo os que viveram as efervescentes décadas de 60 e 70.

As pessoas nesses idos tempos tinham um sentimento de liberdade proporcionado por uma geração que experimentou na carne a 2° grande guerra e por isso sorvia cada dia como se fosse o último, viviam o “carpe diem” imortalizado por nossos poetas byronianos de forma intensa e pulsante, e nesse escarcéu nasceu uma geração única que sonhava em mudar o mundo ( e de certa forma conseguiram).

Ao ler o livro do Zuenir vi coisas que podem parecer absurdas nos hodiernos tempos, imaginem-se em Lisboa em plena “revolução do cravos” recebendo a visita de Gláuber Rocha (ilustre cineasta brasileiro), e este ao adentrar a casa imediatamente começa á despir-se totalmente já que só assim sentia-se á vontade, um quadro assim atualmente seria inconcebível, no entanto na época era a “vanguarda”, tudo tinha um significado oculto e de certa forma brilhante.

As pessoas colocavam cravos em fuzis, iam á lua, faziam woodstock, ouviam led zepellin Janis Joplin , jimi hendrix e Chico Buarque de Holanda , andavam de tangas de crochê (senador Fernando Gabeira) , liam “O Pasquim”, sabiam quem era de verdade “Karl Marx”.

Sim! somos caretas, a aids foi uma que nos pregou essa peça, nos toliu de vivermos o que a geração de 60 viveu, retrogredimos por medo justificado, estamos em um patamar onde o individualismo nos consumiu nos tirando um sentimento de coletividade pulsante que produziu na década de 60 uma cultura e um clima que jamais será repetido, ali nasceu e morreu a sonhada era de “aquarius”! pena!!! uma grande pena...

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A miopia do olhar sobre a “Amazônia”.

obs: sei que vou receber muitas criticas mas é minha opiniao aliada á convivencia com os dois lados da moeda. (protesto contra a parcialidade das informações, se é pra dizer a verdade que seja dita integralmente sem cortes)

O olhar do mundo encontra-se voltado para a “Amazônia”, os slogans estão ai “salvem a Amazônia”, “vigiem a Amazônia” , “salvem os índios (coitadinhos!!) da Amazônia”, mas, afinal de contas, o mundo tem a visão correta sobre a Amazônia? Ou a visão mundial é míope olhando apenas um aspecto em isolado e analisando-o de forma incorreta ou parcial.

Nesse ultimo domingo ao assistir á um programa dominical que alardeava uma nova forma de “proteger” a Amazônia, por meio de um “clik” em um mapa gerado por satélites em tempo real onde os internautas fazem protestos contra as queimadas, geralmente fazendo de seus apartamentos no eixo centro-sul. Acredito que seja muito divertido fazer isso, clikar e ir dormir pensando que pelo menos “fiz a minha parte”, como em “The Sims” com a diferença de que este game é com “consciência ambiental”.

Não irei discutir a boa intenção dos internautas, no entanto a forma com que as informações chegam aos indivíduos que nunca tiveram contato com a realidade amazônica distorcem a verdadeira motivação da maioria das agressões ao ambiente amazônico, como um quase profissional da área vos afirmo que boa parte dos desmatamentos são efetuados por práticas errôneas nos manejo de pastagem (e não pelo avanço da pecuária), e pelas queimadas efetuadas por posseiros e em assentamentos do mst, em sua maioria esses indivíduos não possuem o escopo de conhecimento necessário para o manejo do solo correto e acabam por agredir o meio ambiente em face de “conhecimento” passados de pai pra filho.

Essa realidade é esquecida ou mascarada pelos meios de comunicação, a falta de assistência técnica é maior no que concerne aos colonos e assentados, pois além de existirem poucos profissionais dispostos á se embrenharem em meio á mata os colonos são muito resistentes á novas técnicas já que acreditam piamente que sua técnica (coivara) é a melhor.

Há também uma parcela pequena de pecuaristas que ainda não se utilizam de técnicas de manejo de pastagem que ainda se utilizam de queimadas como forma de reforma de pastagem, digo que esta parcela é pequena pois além de eles terem uma melhor assistência técnica (nós zootecnistas) a queima da pastagem é anti econômico e como um empresário da agroindústria sabe que seu produto será desvalorizado e terá prejuízos.

Em suma, a demonização dos produtores é um erro crasso, não são só eles que produzem a destruição da mata (na verdade são uma minoria),mas, poucos ou quase ninguém comenta as devastações produzidas pelos entes já comentados e muito menos estes são penalizados pois são protegidos pela mídia em geral que prefere fechar os olhos para estas agressões.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

UM OLHAR



Quando permitiu-se levantar nem imaginava que apartir daquele momento nunca mais seria o mesmo, viu aquelas mãos lhe oferecerem ajuda e nem prestou atenção na dona de mãos tão pequenas mas em seu diminuto tamanho guardava uma ternura pulsante.

Olhou-a nos olhos apenas para agradecer-lhe a ajuda e desculpar-se pelo incômodo já que uma “queda” em cima de uma expectadora não é uma coisa para se orgulhar, no entanto aqueles olhos verdes profundos lhe enviaram á um mundo que até então não conhecia, e que por muito tempo não quis conhecer, e perdeu-se por um segundo neste novo mundo,desejando não estar “suado” e no meio de um jogo de futsal.

Foi acordado pelos gritos do treinador que lhe retirou abruptamente daqueles profundos olhos verdes, no entanto não conseguiu se concentrar mais no jogo, desejando que aquilo acabasse logo, sua mente cheia de planos vagava por um mundo que naquele momento parecia a única alternativa , prometeu mudar , ia cortar o cabelo (ou será que ela preferiria longo e desgrenhado como estava), lavar de vez em quando seus sapatos (dois pares de sapato rotos e gastos).

Enquanto o treinador falava (e ele não ouvia) nas instruções para o segundo período ficou pensando em qual presente lhe dar no primeiro aniversário de namoro, ficou em dúvida entre trufas e rosas (muito comum pensou), voltou do vestiário triunfante, vou levá-la ao parque dar-lhe trufas e rosas (lugar romântico+ chocolate+rosas= sucesso!!!!).

Ao fim do segundo período percebeu que perderam o jogo (putz!!!!), olhou para aquele segundo patamar da arquibancada onde ela estava, não a viu, procurou, não a encontrou, e agora , aquele minuto eterno em que ficou absorto querendo perder-se nos naqueles olhos verdes lhe voltou à memória, e ele sabia que não voltaria ao normal (e não queria mesmo) se não a encontrasse.

To be continued.....

By melk

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Um laço inquebrável.


Nossa vida nesse terceiro planeta depois do sol é curta (clichê), então devemos nos ater em coisas que verdadeiramente nos tragam felicidade, algo verdadeiramente importante, um destes fatores de real importância são nossos amigos, essa pessoinhas que ás vezes odiamos, mas, sabemos que morreríamos por elas.

Acredito piamente no brocardo “os amigos são a família que a gente escolhe”, esta frase é verdadeira em todas suas nuances ou significados ocultos, escolhemos nossos amigos não por critérios lógicos ,pois, estes são frios e pouco eficientes e na maioria das vezes amigos escolhidos por meio destes critérios nos decepcionam já que a vida não é lógica e sim contraditória e insensata e por isso interessante.

Os amigos são pessoas que sempre estão e estarão ali caso sua presença seja indispensável, em momentos tristes ou felizes, de farra (muita farra) ou de fossa, são pessoas com quem passamos tantas coisas que as dificuldades dos percalços da vida criaram laços uma espécie de “irmandade”.

Amigos são aqueles que na faculdade estudaram para fisiologia animal I e II genética I e II uns na casa dos outros virando noites á base de coca-cola+guaraná+café, e que dormiram 20 minutos antes de sair pra faculdade naquele quarto apertado, que viajaram este Brasil de deus em nome da “zootecnia” e parando no caminho dos congressos para testar tudo que é produto que contivesse algum teor etílico (se lembram do absinto??), são aqueles que já chamam a mãe um dos outros de “tia” e que chegam uns nas casa dos outros e já tem aquele lugar na mesa para comer aquela comida famosíssima da vovó, que carregaram alguém (naty a tocha olímpica) muito bêbado por alguns kilômetros após o forró e ainda tiveram forças de “furar” uma festa de uma empresa pública (cosampa) jurando que eram filhos dos dono, que fizeram baderna na piscina do condomínio de madrugada, que sabem como anda o humor apenas pela roupa que estão usando, que sabem o que o outro está passando só pelo olhar.

Enfim estes são amigos, meus amigos.... chatos,arrogantes, bêbados convictos e inveterados mas meus amigos....

OBS: AMIGOS ZOOTECNIA-UFRA 2005 PARA SEMPRE “LOS MEXICANOS”.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O epitáfio da perfeição




A sociedade hodierna chegou á um nível de desenvolvimento tecnológico nunca antes imaginado, podemos mandar uma sonda aos recantos mais escondidos do universo , podemos nos comunicar instantaneamente mesmo distantes milhares de kilômetros, mas essa perfeição está nos minando á cada dia nos tornando seres previsíveis e chatos.

O desenvolvimento tecnológico parece que atingiu e cheio a psique humana, forçando-nos a sermos perfeitos em tudo, temos que ter dois ou três diplomas de ensino superior (tenho quase dois) falar inglês, espanhol e agora mandarim, devemos ser saudáveis, felizes, vegetarianos, politizados, temos que ter ereções de horas (aff!!!), temos que ser verdadeiros ginastas na cama (minha coluna dói só de pensar no kama sutra)!!!.

E a todo dia somos bombardeados de noticias que nos levam á pensar que sim devemos ser vegetarianos, fazer mais sexo, quase toda a semana surgem: “comer brócolis faz bem” (então como tu seu merda!!), “fazer sexo todo o dia aumenta a expectativa de vida em dez anos” (pô as profissionais do sexo então são imortais???).

Em todo o lado vemos mulheres magérrimas, homens de dois metros de altura por dois metros de largura (durateston!!) mostrando um sorriso largo como se fossem superiores aos baixinhos gordinhos.

Essa geração “saúde” tenta arrebatar cada vez mais adeptos para si, e eles estão ganhando essa batalha, exemplo disso são as academias lotadas de pessoas de 15 à 80 anos, principalmente os mais jovens que buscam perder kilos ou ganhar uma montanha de músculos, estes são consumidores vorazes de “suplementos” (anabolizantes) mais novas artes marciais equipamentos de musculação.

A perfeição está nos limitando, está nos tornando chatos, previsíveis, em pouco tempo poderemos perguntar á qualquer um : o que você faria se este fosse o último dia da terra?, e teremos como resposta, : iria para a academia,ora!!

E veremos futuramente nos epitáfios do “homem perfeito” caso continuemos neste passo a seguinte frase: “aqui jaz um homem que falava inglês,alemão,francês e mandarim, tinha uma Mercedes, duas amantes, levantava 150 kg no supino, mas acima de tudo que completou sua “série” de exercícios antes de ir malhar na academia do céu.”

obs: eu malho quando dá na telha,o que significa 3 vezes por mês).....

Bi melk,

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

The Office

A epopéia de um escritório de advocacia (óptica de um estagiário)

Episódio 01- O cliente
O cliente é um fator essencial no funcionamento de qualquer negócio, seja ele do ramo de serviços comerciais ou intelectuais, este “ser” será responsável pelo sucesso ou total fracasso do empreendimento já que será o termômetro financeiro.

Como em todo empreendimento, dentro de um escritório de advocacia há tipos de clientes típicos que se fazem inesquecíveis, há os problemáticos, os paranóicos, os incompreendidos, os chatos,os carentes etc...

Sem citar nomes (ética!!!) começarei pelos problemáticos, estes seres têm uma facilidade impressionante para se meter em problemas, á cada semana estão no escritório, seja para informar sobre uma nova pendência judicial, seja para questionar o trabalho dos advogados, sempre estão insatisfeitos, não entendem que advogados não é deus (juiz pensa que é deus, desembargador tem certeza que é!).

Os paranóicos sempre acham que estão lhe perseguindo, se o juiz decidiu em contrário aos seus anseios é por que ele estava comprado, ou mesmo que o advogado estava comprado, acredito que andam pela rua sobressaltados com méd até da própria sombra.

Os incompreendidos são os que põem toda a culpa no “mundo” ou na “sociedade” estes nunca deram causa aos resultados que lhes são atribuídos (versão deles), quando muito aceitam meia culpa, quase sempre perdem a causa!.

Os chatos são em suma na maioria das vezes a soma de incompreedido+problemático+paranóicos.

Os carentes são pessoas que acham que advogado é psiquiatra (devemos aumentar a hora/consulta) sempre estão no escritório descarregando suas mazelas, (como se não tivéssemos as nossas), pedindo aconselhamento até sobre o que vestir!!!!

Existem outros tipos mil....

Obs: tem um muito engraçado, eu nunca entendo nada o que ele está falando, até hoje só sei o nome dele, ele fica conversando muitos minutos comigo, eu apenas sorrio e concordo com tudo que ele diz (por educação)....