quarta-feira, 9 de julho de 2008

a insanidade

Em que momento nos tornamos tão insanos?
A realidade ao qual nos deparamos é de tal forma estarrecedora, que nos alude aos tempos onde não haviam barreiras ás atrocidades que hodiernamente são cometidas em cada esquina.
O que vemos espelhado em nossa sociedade é um processo crônico de "frieza emocional", onde, os agentes que deveriam ser os baluartes protetores da lei, tornan-se cada vez mais os transgressores da norma.
Os fatores que provocam reações catatróficas como as observadas na morte bárbara do garoto no carro da mãe no rio de janeiro, são em suma a resposta á um ambiente de constante tensão e conflito, as pessoas acabam por achar natural o policial metralhar um bandido, até mesmo acham isso justo, essa frieza provoca um declinio nos valores impetradas nos direitos humanos e provocam erros como o que resultou nessa tragédia.
Esse resultado é muitas vezes resultado de nossa visão miope em relação à violência,onde aplaudimos a morte dos delinquentes e não observamos que damos uma "carta" branca aos policiais para abrir fogo contra qualquer suspeito sem mesmo ter certeza de que este cometeu o ilicito, essa é a expressão máter da politica "atira primeiro pergunta depois".
Erros como o cometido pela policia carioca não são exclusividade de nosso terrório tupiniquin, exemplo dessa politica foi a morte do brasileiro charles de menezes á alguns anos, morto no metrô de londres quando foi confundido com um terrorista.
Esse caminho só pode ser mudado por nós, ao mudarmos nossa mentalidade e entendermos que a utilização somente da força para dirimir conflitos sociais não é e nunca será a medida mais correta, ela apenas cria um circulo vicioso que trará mais violência.
Se me perguntares qual a saida, apenas há uma, eduque seu filho para que ele cresça sem preconceitos, que possa entender que existem diferenças sim, no entanto elas são apenas externas, que todos somos descendendes de uma mesma célula, em suma ao prevalecer a solidariedade acabará a violência e a insanidade que nos domina.
by melk..... :-)

Nenhum comentário: