quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Um novo ATLAS, Barack Obama.


Esta semana temos o primeiro contato com o “atlas” do século XXI, ou na verdade com o primeiro atlas que não é um ser mítico, a posse de Barack Obama consagrou um homem que está recebendo o difícil fardo de tirar o mundo do lamaçal econômico e da colcha de retalhos que integras os diversos conflitos do globo.

Para quem não se lembra das aulas de história e mitologia grega, Atlas por uma revolta contra Zeus foi condenada a carregar o céu nas costas e é freqüentemente retratado carregando o globo nas costas, isto não é muito parecido com o que o mundo espera do Barack?

Tudo bem, ele trouxe novas idéias que alguns anos atrás seria impensável dentro da realidade extremamente consumerista norte americana, propostas concretas de conservação ambiental e adoção do multilateralimo como eixo norteador da política, ao invés do bom e velho atira primeiro e pergunto depois, esse foram avanços tardios mas que enfim chegaram.

No entanto imaginar que ele salvará o mundo, as guerras acabarão, entraremos finalmente na era de aquarium é burrice ou mesmo ingenuidade, mesmo que Barack tenhas as melhores intenções e planos do mundo não será nada fácil convencer os grandes industriais de pontos que lhes leguem ao menos a possibilidade de gastos superiores à lucros, ou mesmo convencer os mujahedins do mundo que sua jihad não pode atingir inocentes.

Enfim, a complexidade das relações econômicas,sociais e religiosas contemporâneas legaram-nos o status quo que estamos, no entanto seria covardia e desumano colocar a responsabilidade apenas em um homem como se esta colocando em Barack.

Portanto, se as lideranças mundiais forem contaminadas com a euforia do resto do mundo e também adotarem uma política ao menos parecida com a de Barack (nos pontos positivos) quem sabe poderemos ter uma perspectiva melhor para as relações entre os países constantes desta aldeia global chamada por enquanto de terra.

8 comentários:

Big Bosta disse...

o mundo nao tinha mais em que acreditar e em quem confiar a esperança depois de tudo que acontecia e ninguem acredita mais em deus. Acabaram colocando tudo para obama

Thaís A. disse...

Nossa, eu já li em uns 8 blogs sobre ele.
Ah, eu acredito nele sim, e acho que possa existir uma mudança, assim.
Eu acredito :)

Beijão :*

Gabriel Peev disse...

Se não tiver o apoio do legislativo, "neguinho"(no sentido paulistano de falar, apenas um trocadilho, nada de pejorativo, nada de racista) não vai conseguir nada, nem mesmo se fosse o Superman...

Thaís A. disse...

Tem selo lá para você :*

Nega Dira disse...

concordo com o biel,
"se não tiver apoio do legislativo..."

sempre ele :)

Ahhh
li teus ultimos textos, favor vide comentários.

:***

Nega Dira disse...

e outra, tenho que discordar da nota do livro da semana, pois esse livro do zuenir é NOTA 10.

Lucidez IMPECÁVEL!

Who disse...

Espero que ele corresponda a toda essa expectativa que está sendo criada.

Estão vendo nele um salvador, mas será que ele tem condições de ser um??

Parabens pelo blog!

Admin disse...

oi melk how are you?
seu blog é tão intresting
parabéns
meu blog é http://www.reddhacking.blogspot.com/