terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Ser humano (?)


Lembro-me bem de um texto de um autor que não me lembro no momento o nome, mas o nome não importa, a mensagem foi importante, ele mostrava o espanto de um homem frente a uma realidade estarrecedora, essa realidade que o autor demonstrava vi, e tive a mesma sensação do autor que a concretizou em um conto.

O conto se passava em uma cidade cosmopolita, onde um homem via um outro homem (até ele duvidou por um momento que aquilo fosse um homem) se alimentando de restos.
Há algumas semanas ao ir ao meu jogo semanal sagrado vi uma cena igual que me fez pensar em o quanto evoluímos como sociedade nesses quase vinte anos do conto original, em meio á carros importados e gente se dirigindo a avenida mais “badalada” de Belém uma família formada por 5 (Cinco) pessoas procuravam ávidas por algo para comer em um amontoado de lixo naquela área nobre.

O que mais me espantou foi a naturalidade com que as pessoas passavam por aqueles que deveriam ser considerados iguais, passava, sem mesmo olhar a cena, não se constrangiam ou mesmo se inquietavam, agiam como se aqueles entes fossem sombras que não mereciam sua atenção.

Esse status de consciência (inconsciência) é o mais perigoso, é quando não mais nos sentimos ultrajados com cenas como estas, chegamos à negar à eles um status humano , não os consideramos iguais, e por isso alguns acham (espantem) que eles até merecem estar naquele estado, como se alguém almejasse se alimentar dos restos da sociedade, não só os restos de alimento,como também dos restos de amor e solidariedade que ainda restam em poucos quase humanos.

Depois de muitos anos, natais e reveillons não mudamos muito, desejamos somente o amor e felicidades pra quem conhecemos e nos estão próximos, e ainda abraçamos de bom grado a indiferença que berra ao nossos ouvidos, negamos a racionalidade e nos tornamos menos humanos à cada dia.

SERÁ QUE AINDA PODEMOS DIZER QUE SOMOS SERES HUMANOS?você ainda se inquieta...???

2 comentários:

Dione disse...

hello melk queridooo, to com saudade de tii =D
Mais ohh com relação ao último post queria dizer q não acho que agente deixou de ser seres humanos e sim dizer que nós para nos proteger(mtas vezes) nós acostumamos com quase tudo.. tem mulheres que se acostumam a serem espancadas, estupradas, os judeos se acostumaram a serem humilhados, escuídos, os hebreos se acostumaram a ser escravos no egito etc..
Eu vejo crianças se drogando, mendigos dormindo na rua, sabe? Aí oq agente pode fazer para ajudar eles? Eu tenho medode me aproximar...
Mais a boa notícia é que uma igreja (perto do castanheira) tem um programa que visa evangelizar os mendigos..eles va lá com eles como iguais e e pregam Jesus..a acho iso muito legal e válido.
Acho que se nós que temos tudo precisas de Deus imagina essas pessoas..

Absolutamente Porranenhuma! disse...

O perigo pro mundo está na Indiferença e consequentemente na falta de amor.