terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Ser humano (?)


Lembro-me bem de um texto de um autor que não me lembro no momento o nome, mas o nome não importa, a mensagem foi importante, ele mostrava o espanto de um homem frente a uma realidade estarrecedora, essa realidade que o autor demonstrava vi, e tive a mesma sensação do autor que a concretizou em um conto.

O conto se passava em uma cidade cosmopolita, onde um homem via um outro homem (até ele duvidou por um momento que aquilo fosse um homem) se alimentando de restos.
Há algumas semanas ao ir ao meu jogo semanal sagrado vi uma cena igual que me fez pensar em o quanto evoluímos como sociedade nesses quase vinte anos do conto original, em meio á carros importados e gente se dirigindo a avenida mais “badalada” de Belém uma família formada por 5 (Cinco) pessoas procuravam ávidas por algo para comer em um amontoado de lixo naquela área nobre.

O que mais me espantou foi a naturalidade com que as pessoas passavam por aqueles que deveriam ser considerados iguais, passava, sem mesmo olhar a cena, não se constrangiam ou mesmo se inquietavam, agiam como se aqueles entes fossem sombras que não mereciam sua atenção.

Esse status de consciência (inconsciência) é o mais perigoso, é quando não mais nos sentimos ultrajados com cenas como estas, chegamos à negar à eles um status humano , não os consideramos iguais, e por isso alguns acham (espantem) que eles até merecem estar naquele estado, como se alguém almejasse se alimentar dos restos da sociedade, não só os restos de alimento,como também dos restos de amor e solidariedade que ainda restam em poucos quase humanos.

Depois de muitos anos, natais e reveillons não mudamos muito, desejamos somente o amor e felicidades pra quem conhecemos e nos estão próximos, e ainda abraçamos de bom grado a indiferença que berra ao nossos ouvidos, negamos a racionalidade e nos tornamos menos humanos à cada dia.

SERÁ QUE AINDA PODEMOS DIZER QUE SOMOS SERES HUMANOS?você ainda se inquieta...???

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O vôo.


Não consegui mais olhar pra ela da mesma forma, não se lembrava mais desde quando havia sentido aquilo ,mas, parecia eterno. Enquanto pensava os postes iam passando, as pessoas passavam sem entender o porquê daquela velocidade toda.

Pensando bem, era loucura mesmo, 90km/h em uma estrada coberta de gelo era um chamado ao suicídio, no entanto, era a forma mais fácil e rápida de se distanciar do que ele tentava esquecer, e por mais que ele pisasse no acelerador e ouvisse as batidas do seu coração cada vez mais fortes sabia que aquilo ainda iria durar muitas e muitas noites.

Quando tentou fazer a conversão à direita quase bateu em uma Caravan, o motorista lhe xingou, mas que xingasse mesmo, agora mais nada lhe importava, apenas sentia que não tinha outra opção, sabe aquele momento em que não existe um plano B, e mesmo você não acredita no plano A, esse era o momento.

O plano A foi um verdadeiro fiasco, saiu da sala sem nem se despedir, passou em frente ao diretor ainda esbarrando e ouvindo os sussurros de risadas à suas costas, isso que lhe mais doía, saber que tudo que ele tinha pensado dela era apenas uma projeção do que ele verdadeiramente queria ver, e não da realidade triste e escura.

Sabia que o fim estava chegando, aquele era o ultimo ato de uma vida sem brilho, ato fracassado e finalístico em sua essência, quem sabe eles o entendessem, mas isso era pedir demais, pois , nem ele se compreendia, não sabia se aquilo era certo ou errado e muito menos mensurava as conseqüências do seu ato.

Entrou no inicio da ponte saindo um pouco de traseira, mas o que isso importa, aprumou o carro em direção à parte que julgava menos espessa na barreira de concreto e se foi,voando, apenas voando era o que pensava, e teve apenas tempo de contemplar o rio vindo em sua direção com sua cor cinza fúnebre tão ideal, voando.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A CRISE. (AI GOD!!!!)


Converta-se!!!!!!!!!!!!!!!!

Converta-se!!!!! O mundo está acabando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O clima nos últimos dias têm sido assim, é bolsa subindo, é bolsa descendo, é o dólar subindo é o dolar descendo, e cada vez mais a frase “pára o mundo que eu quero descer” faz sentido.

A crise nasceu nos EUA mas espalhou-se como a gripe espanhola pelos países que de alguma forma estão atrelados ao mercado financeiro americano, em outras palavras atingiu todo mundo (pqp), e atingiu também justo este pais de onde vos falo, este pais que passava por um momento sui generis de sua história, onde ouvimos diariamente do nosso querido homem barbudo que possui 09 dedos a frase : “nunca antes na história deste país...”.

Vai ter azar assim na china (?), comprávamos a pouco tempo televisões de LCD, carros ás pencas, iphones e etc... Agora amigo, a sorte estará do nosso lado se não precisarmos de uma pá carregadeira para comprar pãozinho na padaria, e se ainda existir a padaria...

Quem sabe voltaremos ao tempo de nossos antepassados, teremos que caçar nossa própria comida (to ferrado não consigo pescar nem em aquário) e fazer nossas próprias roupas com lã crua (ai sim to ferrado, o buraco da agulha ainda é um nível que ainda não alcancei).

Mas ainda há uma esperança, já começou a aparecer pelas medidas tomadas pela “rainha” da Inglaterra gordão braun e pelo presidente da desunião européia que para os íntimos é “nicolita”, quem sabe também ano que vem faça parte dessa liga da justiça o pop star Borat Obama (futuro presidente do EUA, que na verdade é o Denzel Washington disfarçad .

Mas por precaução já estou armazenando mantimentos, e construindo meu abrigo, o fim pode estar próximo, então pelo menos eu passarei por ele me empanturrando de batatas fritas, no ar condicionado e com TV á cabo!!!!

Obs: incrições pro meu abrigo mande emails para melkmonteiro@yahoo.com.br.
Tragam items básicos para resistir a hecatombe: batatas “pringles” e coca-cola”, DVDs piratas legais, resta um, “war” e CDs do calypso!!!.....rsrsrsr......

By melk.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Escondido




Há quanto tempo nos esquecemos de nos olhar-mos no espelho, não nos vemos mais dorimos e acordamos com a imagem que projetamos de nós mesmos.

Negamos as marcas da batalhas vencidas e das muitas perdidas, procuramos evitar-nos para não descobrirmos nossas fraquezas e vicios, fingimos não tê-los, mostramos ao mundo uma face bem acabada, polida, escondemos nossos medo pois achamos que não somos dignos de tê-los e não temos a coragem suficiente para asumi-los.

Andamos á esmo , sem rumo a um fim no minimo melancólico e tardio, que não esperamos ou mesmo tentamos evitar ao máximo, já este mostrará nossa verdadeira face.

Criamos uma carapaça que nos isola da realidade que não observamos cara á cara , desviamos nosso olhar do que não acreditamos, negamos a relidade que não nos convén, murchamos a cada dia.

Quem sabe um lampejo faça-nos acordar e voltemos a nos sentir e evitaremos esse fim tardio e melancólico.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Seja feliz! venha comigo!

Vamos! Pegue na minha mão sem medo do futuro e do desconhecido ele será apenas mais algum lugar que conheceremos, não temeremos o amanhã ,pois,sabemos que ele em pouco de ontem ao qual passamos ilesos e vencemos.

Andemos nesse caminho que pode até parecer longo e descobriremos que hoje é o dia de perdermos nossos medos, de derrubarmos as barreiras do tempo e do espaço que nos limitam á esse plano, e mostraremos ao mundo que não viemos para passear e sim para mudarmos essa visão retrógrada de que somos limitados.

Aprenderemos a novamente confiar uns nos outros, andaremos sem sobressaltos, olharemo-nos nos olhos sem desconfiança ou medo, desvincularemos cores e credos de nossos corpos e seremos apenas humanos, seremos iguais, seremos apenas carbono e água.

Descobriremos cores, texturas e gostos, nos quatro cantos do mundo sem prestarmos contas em barreiras sem tomarmos conta de muros e cercas.

Seremos enfim apenas humanos, homo sapiens, enfim felizes absortos em nossa insignificância no universo, enfim felizes, e que de uma vez por todas a eternidade nos esqueça!!!!!..


By melk

terça-feira, 30 de setembro de 2008

a verdade sempre aparece....

Há alguns dias atrás postei um texto em que atribuía grande parte do desmatamento aos assentados do INCRA e fui ironizado e até mesmo coagido á pensar ao contrário, no entanto ao ver hoje o jornal tive apenas a confirmação das minhas afirmações.

As vezes a verdade nem sempre é aquela que desejamos ver:

Segue aqui transcrito uma parte de uma reportagem retirada da internet:

Os assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lideram a lista dos 100 maiores desmatadores da Amazônia, divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Ministério do Meio Ambiente. As seis primeiras posições do ranking, que classificou os desmatadores pelo tamanho da área derrubada, são de assentamentos de reforma agrária, todos no estado de Mato Grosso. Juntos, os assentamentos do Incra foram responsáveis por mais de 220 mil hectares de devastação da Amazônia, área equivalente a 220 mil campos de futebol. “.

Está ai a resposta aos que pensam estar por dentro do problema amazônia e culpam unicamente os “demônios” dos pecuaristas ou plantadores de soja.

Vejam post: “a miopia do olhar sobre a amazônia”


segunda-feira, 22 de setembro de 2008

UMA ESCOLHA (4 vidas e uma noite).

A primeira ligação é feita, já é 20:00 mas o relógio corre contra todos e uma decisão equivocada trará conseqüências nefastas á todos, esse telefonema somente será o primeiro de muitos.

É 20:30 ,estou nervoso, a pessoa do outro cospe as palavras e é como se sentisse sua pulsação á kilômetros, a primeira opção foi logo descartada pelo grupo com a justificativa que era longe demais e precisaríamos de um “orçamento” maior para alcançar o objetivo proposto e pelo qual nos reunimos semanalmente.

O primeiro problema seria o transporte até o local que deveria ser previamente escolhido de forma “democrática” já que todos tinham interesses legítimos na cruzada que deveria ser executada, felizmente este problema foi rapidamente sanado, pois, um dos indivíduos do grupo teve o veiculo automotor de seu genitor á disposição.

Pelo menos um problema resolvido, já são 22:00 e o grupo ainda não entrou em consenso sobre onde iríamos atuar nesta noite, os locais á escolher são muitos e os interesses particulares de cada um ofuscam a objetividade e frieza necessária em escolhas difíceis e complexas como esta, todas as variáveis tinham que ser analisadas para que nada saísse errado, e eu não consigo entender como meus companheiros de “luta” não percebem que o protelamento da decisão apenas influencia na diminuição de um fator essencial ao alcance dos objetivos que é o tempo.

Ás 23:00 ainda sem a decisão definitiva decido me retirar temporariamente já que fui voto vencido nas propostas que apresentei, decidi conferir meu “equipamento”*1 com a responsável*2 pela manutenção ao qual passei instruções exatas de como manusear os equipamentos para evitar transtornos de ultima hora que inviabilize a jornada noturna á começar.

Finalmente! Ás 23:45 recebo as instruções finais do local do encontro, sem demora equipo-me, e me dirijo ao local escolhido em veiculo próprio que requisitei de ultima hora junto ao oficial superior*3, ao chegar lá decepciono-me logo na entrada, “puta que pariu”, de novo o “Barcelona”*4, e mesmo frustrado irei com afinco executar a tarefa ao qual me incumbi.

Hoje a festa terminará tarde e Baco*5 não ficará decepcionado!!!!!!


align="justify">*1:roupa.
*2: empregada.
|*3:meu pai.
*4: boate de belém.
*5: deus romano do vinho, e das festas!!!!!.


by eu