quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Nossa infância

Nossa infância passa tão rápido, que um dia acordamos pensando que devemos nos arrumar pra ir pra escola, e por um minuto pensamos em gritar “Mãe!!!! Acodei”, ai nos lembramos que crescemos, a escola há muito ficou pra trás, as brincadeiras que fazia-mos não seria nem um pouco apropriada para homens da nossa idade.

Enquanto somos crianças rezamos á deus pra crescermos!!! Ledo engano nosso, nem imaginamos que essa época será a mais saudosa de nossa passagem pelo 3° planeta depois do sol.

Vocês como eu devem lembrar-se dos amigos da escola, aqueles que empurraram muitas vezes você, aqueles que um dia foram à sua casa ver o ultimo episódio daquele desenho muito legal (jiraia, yu-yu hakusho, ultraman e outros!!), lembram-se quando brincavam na rua de pega-pega, de fiutebol, devem lembrar daquele garoto que era o melhor da rua, aquele mesmo que todos queriam no seu time.

Quem não se lembra do 1° dia de aula depois das férias, o cheiro de caderno novo, aquela saudade dos amigos que é preenchida pelos relatos de cada um das peripécias das férias, á, quem não se lembra dos nossos brinquedos, esses sim merecem um post especial.

Tive um “velocípede” azul vermelho de rodas azuis que para mim era a coisa mais rápida do mundo principalmente nos “pegas” que eu sempre ganhava do meu irmão descendo a ladeira perto de casa, depois veio minha “caloi” cross, essa sim era meu orgulho, foi com ela que aprendi á andar de bicicleta, aprendi primeiro á andar em linha reta, a curva eu fazia parando a bike e virando-a para prosseguir, até que um dia (lá pelos quinze anos rsrsr) consegui como por um milagre dobrar a esquina , pra mim foi a coisa mais importante, corri para esperar o pai voltar do escritório para dizer-lhe o quanto o filho dele já tinha evoluido e domado a máquina.

É, todos temos essas lembranças que só damos valor quando as responsabilidades nos lembram que um dia acordávamos com a única preocupação de chegar cedo do colégio para ter mais tempo para brincar.

Obs: não quero mais brincar de ser adulto!!!!!!!!!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Brazilian Dream and Brazilian way of life.


O Brasil sempre teve o estigma de “pais vira lata” como brilhantemente definida pelo saudoso Nélson Rodrigues, estivemos sempre atrelados á uma história cheias de paradoxos um país de dimensões continentais que por uma força oculta se manteve por séculos no ostracismo econômico e social, em suma um pais que “nem fedia e nem cheirava”.

Esse estigma no entanto está aos poucos sendo quebrado pela onda de otimismo e consumismo que empurrou a economia ladeira acima, apartir de um quadro internacionalmente propicio que fomentou investimentos em todo o território nacional alavancando pela primeira vez na história a renda dos mais pobres, sendo que, muitos desses indivíduos se tornaram a nova classe média (bem que uma classe média ainda bem baixa) que está sendo disputada á tapas pelo mercado financeiro.

Esta nova classe segundo alguns economistas alcança um número de 100.000.000 de Brasileiros ávidos por consumir, comprando carros (este sim sentimos todos os dias com os engarrafamentos homéricos) roupas de marca e casas em prestações á perder de vista, fechamos os olhos para os juros e abraçamos felizes os diabos das financeiras, pagando estes bens quase sempre em 5,6 ou 7 incertos anos.

Ai surge o Brazilian way of life dentro do sonho brasileiro de ser um país de 1° mundo, desde sempre fomos “o pais do futuro” e hoje nos dizem que somos o do presente, e nem uma crise como a que está ainda atingindo o mercado imobiliário americano freia os índices de vendas, onde vemos dia-a-dia recordes de venda de bens duráveis (carro eletrodomésticos etc...) sendo quebrados.

No entanto para todo sonho, há um pesadelo, e para nós este pesadelo se chama “taxa de juros”, a taxa de juros é um fator de tal importância dentro da economia nacional dado a volatilidade deste índice e a preferência nacional por compras a prazo, sabemos que (ao contrário das olimpíadas) somos campeões mundiais.

Os juros altos têm como principal fator o perigo de estimularem a inadimplência causando um efeito dominó dentro da economia nacional, a queda deste é um sonho de todos, no entanto, os juros só vão cair de forma sustentada e crescente se o governo controlar a inflação, cortar gastos e gerar superávits para reduzir a dívida pública. Daí a importância das reformas, principalmente da Previdência Social, que visam diminuir o dramático déficit público.

Em suma esta situção econômica sui generis espanta alguns economistas e deixa outros temerosos, no entanto quem mais está radiante são os políticos da situação que “surfam” na onda dessa “bolha” econômica, no entanto como toda a “bolha” um dia explode devemos ter cuidado com os resultados e prognósticos espantosamente positivos para que os avanços vistos nos últimos meses não retrocedam e percamos mais algumas décadas de crescimento econômico sustentável.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

O grande circo Brasil Apresenta... O otário eleitoral gratuito


O esperadissimo horário obrigatório (que palavra maldita!!!!) eleitoral gratuito vai estrear hoje em todo o país apresentando ao povo os candidatos á prefeitura e as câmaras municipais.

Este instituto têm a ojeriza da maioria dos brasileiros, no entanto este tem como escopo funcional não só divertir os telespectadores com a apresentação de candidatos com nomes engraçados, e vinhetas idiotas, mas, também apresentar os futuros furtadores do “nosso” bolso, assim nada mais óbvio que escolhamos os melhores para que estes sejam competentes no que não fazem.

O horário eleitoral originariamente foi instituído pela lei Nº 4.737, de 15 de julho de 1965, que criou o Código Eleitoral Brasileiro. Os horários eleitorais são veiculados em dois períodos na televisão: um das 13h às 13h25m e das 20h30m às 20h55m. No rádio, é das 7h às 7h25m e das 12h às 12h25.

Originariamente criado para apresentar aos eleitores os candidatos participantes do pleito e fornecer condições iguais à estes dentro do embate o horário tornou-se nos últimos anos um verdadeiro “circo”, onde, observamos desde nomes de candidatos estranhíssimos e com produções ainda mambembes contrastando com campanhas faraônicas dignas de hollyhood.

A divisão do tempo que cada um possui é majorada de acordo com o percentual de votos obtidos na ultima eleição, esse fator elenca um tempo maior para os partidos com maior expressão política, legando aos partidos “anões” segundos preciosos ao qual estes aproveitam de maneira quase sempre muito estranha, com nomes estaparfúdios e slogans dignos dos anais históricos.

Enfim, teremos mais uma vez uns dizendo que tudo está uma “merda” que estamos em um novo “Vietnã”, e outros dizendo que tudo está “lindo” como nos comerciais da coca-cola ou nos comercias de margarina, então em quem acreditar???? No Jeremias é óbvio!!!!!!

Obs: eu apóio o “Jeremias” incondicionalmente em qualquer pleito seja para prefeito,vereador ou o bêbado do ano , este sim é gênio, VIVA O JEREMIAS PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA TUPINIQUIN!!!!!!!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O menino invisivel


É mais um dia na vida do menino invisivel, que acorda todos os dias na sua casa de papelão ao som funesto do trânsito pesado que passa ao redor da praça onde dorme, ainda deitado observa ao lone um garoto igual (fisicamente) à ele, no entanto este parece ir à escola, lugar que o menino invisivel possivelmente nunca conhecerá.


Ao despertar desses penamento inúteis ele tem que guardar sua casa (caixa de tv que encontrou no lixão) rapidamente, antes que os caras (policia) cheguem, o encontro recente com os "caras" ainda doem em sua carne, sem saber apanhou uma noite inteira, mas, no fundo ele sabia sim por que tinha apanhado,foi esbofeteado pois nasceu mulato pobre e mirrado, filho de uma mulher da vida (aquela puta!!!pensa ele) e um bêbado.


Ao levantar-se seu estômago logo lhe lembra que já faz dois dias que ele não come nada, ainda soma-se ao sono de quem não dormiu direito (maldita chuva!), procura o "vão" da pilastra para esconder sua casa e pegar seu maior tesouro, que construiu com as próprias mãos, sua "banqueta" de engraxate, a única coisa que verdadeiramente ainda ama.


E o menino invisivel se vai em direção ao centro da cidade, e mais uma vez as pessoas passam por ele como se ele não estivesse ali, sente-se vergonhoso, mas sabe que a vergonha maior não é dele, é da sociedade que o rejeita, que ainda tácitamente permite que pessoas (será que ele é uma pessoa) vivam na penúria.


Só assim esquecendo que eles podem dormir em suas casas confortáveis ignorando os que estão no frio e com fome passando ao longe ao encontrar essa realidade que eles preferem esconder.


No entanto o menino invisivel não sente ódio deles, sentimentos como ódio e amor não lhe são mais habituais, ele nem se lembra o que isso significa, o que lhe dói mesmo é a indiferença, sabe ele que se amanhã amanhecer vitimado de uma chacina efetuada por um grupo de exterminio ou se morrer queimado por um grupo de "playboys" delinquentes niguém pranteará por ele, mas, quem sabe pelo menos assim em uma página policial ou em um necrotério alguém o olhará bem nos olhos, e verá que ele nem sempre foi um menino invisivel...


obs: quem sabe, voce pode ter passado hoje por um menino invisivel, amanha preste atenção nele, quem sabe pode ser a ultima vez que você o veja....


by melk

by melk


sexta-feira, 8 de agosto de 2008

we are broken

Onde estamos se não no fim do caminho ao qual involuntariamente entramos
Não posso mas enxergar você, apenas a escuridão me abraça sem me deixar respirar
Ainda tenho um fio de esperança, mas ele se vai como um raio de luz se perdendo na escuridão
E tudo que vejo são os cacos de que um dia foi um sonho, quebrado hoje se espalham por onde um dia estivemos, sem medo continuo, mas sem você que farei para recobrar a consciência, onde devo ir, se pelo menos soubesse o quanto você me fez mal, e o quanto me faz bem
á o fim, é apenas o fim, a renovação, que á cada minuto se aproxima de mim.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Eleições na terra sem lei (Pará, meu estado).


obs 01: as idéias aqui expostas são frutos da minha convivência próxima com politicos do interior deste estado(meus familiares e amigos) que fazem parte do meu circulo social e familiar.



O pleito em minha cidade natal (na qual vou em feriados e férias) possui certas peculiaridades que fogem ao entendimento de comum, e são dignos de um folhetim novelhesco da globo.


Inicialmente, quase todos os candidatos possuem certo nivel de interação social entre si, mesmo os que militam em partidos e coligações radicalmente contrárias, chegando ao ponto de ferozes inimigos politicos serem padrinhos no sentido "stricto" dos filhos uns dos outros, no entanto essa é apenas a face cômica de um "iceberg" constituido também de manobras politicas escusas e práticas eleitoreiras dignas do coronelismo.

A vida no extremo norte do Brasil ainda anda devagar em todos os sentidos, a tecnologia e as inovações são uma "realidade" distante aos que lutam para sobreviver, é desse lócus vivendi que a maioria dos politicos se aproveita para criar verdadeiros "currais" eleitorais, onde votos são trocados por uma rede, uma rede de pesca, ou um punhado de farinha de mandioca, e (pasmem) alguns chegam á distribuir "drogas" em troca de votos da massa marginal.

A consciência politica dos moradores principalmente das cidades pequenas encrustradas em meio à floresta é minima, estes acreditam que o bom politico é o que lhe dá "dinheiro" ou outro produto qualquer, e nada mais justo votar neste "bem feitor", não importando o que este irá fazer para melhorar sua vida nos próximos 4 anos (ou mais), isso provoca verdadeiras dinastias na politica, onde os cargos passam de pai para filho, ou mesmo um individuo tomando conta do poder em vários mandatos, isso torna a corrupção crônica e até aceitável, já que no decorrer dos anos estes individuos acabam por sofisticar os meios de ludibriar o "povo".

O individuo que tenta modificar essa realidade encontra inúmeras dificuldades, haja vista, que o assistenciliasmo eleitoral já tornou-se um "ser" simbiótico com a corrida eleitoral, e as "forças" ocultas que agem na politica acabam esmagando qualquer tentativa de mudar esse quadro, e estes seres que dominam a politica mantêm seu poder impedindo o acesso digno aos seus conterrâneos á saúde e educação, pois,não é de seu interesse que o povo adquira o conhecimento e tenha forças para lutar contra esses desaforos à democracia.

Assim vamos vivendo, vendo ações que não podemos questionar, vendo pessoas sem escrúpulos aproveitando-se da ignorância alheia, obervando inocentes morrerem de fome, sem escolas dignas, e sem saúde. Esse é o Brasil , esse é o Pará terra de direitos(slogan do Governo do Estado)!!!.



BY MELK

O Coronelismo Parauara (mais uma do estado do Pará).